Lição 01 - Introdução

Considerações Gerais

Quando se trata de aprender Hebraico, algumas coisas precisam ser levadas em consideração. Entender os fundamentos irá ajudá-lo a superar alguns dos medos que as pessoas têm quando enfrentam o desafio de aprender uma nova língua.

Letras Hebraicas

O primeiro desafio é que Hebraico tem um conjunto totalmente diferente de símbolos para representar cada letra do alfabeto. No entanto, ao todo, são menos de 30 símbolos, por isso não é tão difícil assim. Compare-o com algumas línguas orientais que têm centenas e às vezes milhares de símbolos diferentes.

Direita para Esquerda

Hebraico é escrito da direita para a esquerda, que é o oposto do Português. Isso também significa que quando você lê um livro ou um jornal, você começa do lado oposto do que se fosse em Português.

Vogais e Consoantes

Fonéticamente falando, cada língua tem vogais e consoantes e aqui está uma definição do que elas significam, tirada do dicionário Merriam-Webster:

Vogal - um som de voz feito com a boca aberta e a língua no meio da boca não tocando os dentes, lábios, etc. Exemplos: a, e, i, o, u.

Consoante - um som de voz que é feito ao interromper parcial ou completamente o fluxo de ar expirado da boca. Exemplos: b, p, m, etc.

Consoantes Hebraicas

Queríamos começar falando sobre vogais, mas em Hebraico uma vogal é sempre adicionada abaixo de uma consoante. Desta forma precisamos conhecer pelo menos uma consoante para falar sobre vogais.

Vamos começar com o Alef (א), que é a primeira letra do alfabeto Hebraico e é representada assim:

א

Esta é uma consoante muito especial porque não representa nenhum som por si só. Então, se você colocar uma vogal abaixo dela, o som final será o da vogal. Portanto, vamos usar o Alef (א) para introduzir as vogais.

Vogais Hebraicas

As vogais em Hebraico são geralmente escritas sob as consoantes correspondentes e pronunciadas depois dela. As vogais são geralmente representadas por pontos ou pequenas linhas horizontais e verticais. Em Hebraico eles são chamados Nikud. Abaixo estão algumas das vogais e seus sons relacionados:

Vogal "a"

Ha dois símbolos que representam a vogal "a"

אָ e אַ

Vogal "e"

Ha dois símbolos que representam a vogal "e"

אֶ e אֵ

Vogal "i"

A vogal "i" é representada por um único ponto abaixo da consoante:

אִ

A vogal "i" também pode ser seguida por um י (yud) colocado a esquerda de uma consoante, o qual não acrescenta nenhum som, como abaixo::

אִי

Na próxima aula, aprenderemos as vogais "o" e "u".

Mais consoantes

Vejamos mais algumas consoantes:

Consoante "b"

Acrescentando a vogal "e" teremos "be":

בֶּ

Consoante "v"

ב

Isso é semelhante ao "b" apenas sem o ponto no meio. E adicionando a vogal "a" obtemos "va":

בָ

Consoante "m"

מ

Acrescentando a vogal "i" obtemos "mi":

מִ ou מִי

Palavras

Você aprendeu 4 consoantes e 3 vogais e já pode escrever algumas palavras, na verdade algumas muito importantes:

אַבָּא - Pai

אִמָא - Mãe

Praticando

Este tutorial e muitos outros fazem parte do nosso sistema on-line "Aprendendo Hebraico", onde cada tutorial é seguido por um conjunto abrangente de exercícios.

Se você está considerando seriamente aprender Hebraico, recomendamos que você faça uma de nossas assinaturas. Você pode obter uma assinatura gratuita em http://www.aprendendohebraico.com.br/subscription.html.

Nosso sistema irá guiá-lo através de nosso treinamento, recomendando seus próximos passos, mantendo o controle de seu progresso, dizendo-lhe o que precisa ser revisto e muito mais.

Comece Agora!

Hebrew Training - Free Hebraico Lessons Free Hebraico Lessons - Learn Hebraico online through well designed tutorials and exercises including vocabulary, verbs, dialogs, songs, etc.